Projeto Un Solo Mar

Un Solo Mar

O Projeto Internacional Un Solo Mar é realizado pelo Centro de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e a Organização para a Conservação dos Cetáceos (OCC) e apoiado pelo Fórum para a Conservação do Mar Patagônico e a Fundação Gaia.

A iniciativa se estenderá até abril de 2023 e visa estabelecer áreas marinhas costeiras protegidas entre o sul do Brasil e o sudeste do Uruguai, cobrindo uma área de aproximadamente 150.000 km² com identidade física, biológica e cultural similar.

No Brasil, o projeto abrangerá principalmente a região do Albardão e a área marinha dos municípios entre Chuy e Torres, localizados na zona costeira do extremo sul e extremo norte do Rio Grande do Sul. No Uruguai, o projeto cobrirá uma área entre os departamentos de Rocha e Maldonado e uma área offshore.

As principais atividades planejadas são: conscientização dos benefícios das Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) com a conclusão de acordos multilaterais para a conservação marinha, ações para a prevenção e erradicação da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU) no sudoeste do Oceano Atlântico.